Assembleia elege delegação da Bahia para Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS

 

No dia 05 de agosto, a gestão ViraMundo realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária do CRESS-BA desde a posse. A atividade aconteceu em formato presencial na sede do Conselho e com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube (@cress-ba).

A Assembleia foi iniciada com um momento acolhimento e integração com uma dinâmica de grupo referenciada na educação popular; em seguida, a conselheira Carmelita Filha fez a leitura do regimento interno, o qual foi aprovado pelo plenário, e as orientações para eleição de delegadas/os para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que acontecerá de 07 a 10 de setembro, em Brasília.

A pauta foi iniciada com a presidenta Leila Reis fazendo um balanço sobre os 80 dias da gestão, que tem atuado buscando equilibrar as duas dimensões do Conselho – a política, que orienta a categoria e aponta as bandeiras de luta caras ao exercício profissional; bem como as funções precípuas e suas dimensões burocráticas, que diz respeito ao funcionamento da autarquia e seus procedimentos, como a questão financeira, as inscrições e fiscalizações.

Leila fez ainda o repasse do encontro descentralizado do Nordeste, explicando o porquê das dificuldades de garantir uma participação ampliada da categoria, ressaltando a limitação orçamentária e a necessidade de capacitação e formação dessa equipe. Como contrapartida, nesse período, foi possível organizar a ida de seis delegadas/os eleita/os pela categoria para o encontro nacional.

O panorama sobre esse início de gestão também contou com o relato sobre a retomada das comissões temáticas, que já iniciaram as reuniões, e sobre a atuação das comissões regimentais. A conselheira Albany Mendonça iniciou informando sobre a Comissão de ética e o diálogo com a Comissão de Instrução; o grupo fez um levantamento dos processos éticos e tem como objetivo dar celeridade e devolutivas sobre todos os que estão pendentes – são 27 processos de 2018 para cá, e na oportunidade, a conselheira detalhou a quantidade e natureza desses processos.

O conselheiro Pitágoras Varjão fez repasse dos primeiros passos da Comissão de Patrimônio, a qual está se debruçando, inicialmente, sobre o destino da antiga sede do CRESS-BA, que foi encontrada completamente abandonada e deteriorada, localizada no bairro de Nazaré, no Centro.

A conselheira Eliane Azevedo, por sua vez, falou sobre a Comissão de Fiscalização, que está diretamente atrelada à função precípua do Conselho, sendo uma comissão altamente demandada e muito atuante, composta por cinco agentes fiscais, além de membros da gestão. Ela informou que o maior número de denúncias diz respeito às condições éticas e técnicas no local de trabalho das/os assistentes sociais.

A última conselheira a falar nesse ponto de pauta, Anne Maia explicou sobre os trabalhos da Comissão de Inadimplência, que está pensando estratégias, dentro dos princípios legais e éticos, para incidir sobre a questão, já que o índice de inadimplência chega a 60% e a anuidade da categoria inscrita é a única receita do CRESS para realizar suas funções, principalmente a fiscalização nos locais de trabalho em toda a Bahia.

Após esse panorama, abriu-se a pauta da eleição de delegadas/os para o encontro nacional do conjunto CFESS/CRESS. Candidataram-se oito assistentes sociais: Andrea Alice, Ana Claudia Nascimento, Jaguaracy Silva, Dulce Carolina, Cheila Queiroz, Claudia Isabelle, que foram eleito/as, e Matheus Mello e Marleide Santos, como primeiro e segunda suplentes. Além dessas/es, irão para o encontro a presidenta Leila Reis, o vice-presidente Bruno Cerqueira, as conselheiras Vânia Mota, Eliane Azevedo, Deysiene Cruz e Anne Maia; a assessora técnica, Josimeire de Jesus, a assessora de comunicação Anaíra Lôbo, a agente de fiscalização, Elaine Freitas e duas assistentes sociais como observadoras, Heleni Ávila e Jucileide Nascimento.

 

 

Comentários

Registrar um comentário