CFESS está eleito para o colegiado do Conanda

No dia 5 de dezembro, o CFESS foi uma das entidades eleitas para o colegiado do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), nas vagas para a sociedade civil. O CFESS, com vaga titular no Conanda, terá como representante, no biênio 2025-2026, a assistente social e conselheira Elaine Amazonas e, na suplência, o assistente social e conselheiro Agnaldo Knevitz. 
 

“Compor o Conanda é a reafirmação e o reconhecimento de um processo de contribuição histórica do Serviço Social brasileiro em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes, numa perspectiva de autonomia e de avanço democrático. Junto a todas as entidades eleitas, o CFESS fará frente aos desafios que vêm por aí”, avalia a conselheira do CFESS. 
 

Além do Conselho Federal, as seguintes entidades foram eleitas nos três eixos: 
 
Eixo I – Fundação Fé e Alegria. Como suplente, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED); 

Eixo II – Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); Instituto EcoVida; Confederação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG); Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP); Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã (CCIAO). Como suplentes: Federação Nacional das APAES (FENAPAES); Associação Int. Mayiê Sara Kali (AMSK/Bras); Associação Minha Criança Trans Brasil; Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI); Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; 
 

Eixo III: Conselho Federal de Psicologia (CFP); Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP); Federação Brasileira das Associações Socioeducacionais de Adolescentes (FEBRAEDA); Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); União dos Escoteiros do Brasil; União Marista do Brasil; Inspetoria São João Bosco (Salesianos); Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços (ACM). Como suplentes: Aldeias Infantis SOS Brasil; Instituto Alana; Instituto Fazendo História; SaferNet Brasil; Associação de Pesquisadores e Formadores da Àrea da Criança e do Adolescente (NECA); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Rede Cidadã; Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (FENATIBREF); Visão Mundial. 
 
O conselheiro Agnaldo Knevitz destaca ainda a articulação no Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA). “Este é um espaço de inserção histórica do CFESS. Reconhecemos, no coletivo eleito, diversas entidades parceiras que se manterão na ‘vanguarda’ de defesa do sistema de garantia de direitos com posição de autonomia frente a partidos e governos”, completa. 
 

O compromisso é histórico! 
 

O?Conjunto CFESS-CRESS defende, historicamente, ações pela garantia de políticas sociais que afirmem e ampliem direitos humanos de crianças e adolescentes e o fortalecimento do?Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?e de outros instrumentos jurídico-normativos, nos diversos espaços de controle social, no parlamento e na sociedade.??
 

Por isso, o CFESS, agora titular no Conanda, construirá coletivamente estratégias de ação contra os desmontes e ataques ao sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e na defesa do processo democrático de participação da sociedade civil na construção das políticas públicas para crianças e adolescentes, segmento que também integra a população usuária dos serviços sociais. 
 

Acesse também: 
 
Relatório do Seminário Nacional “Serviço Social em defesa das infâncias, adolescências e juventudes”

 

Debate virtual: Serviço Social e as eleições para os Conselhos Tutelares

 

Serviço Social brasileiro se posiciona contrário ao PL da gravidez infantil! Criança não é mãe!
 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823 e Larissa Dias/estagiária sob supervisão

comunicacao@cfess.org.br   

Comentários

Registrar um comentário