Dia da e do Assistente Social 2024

Nossa Liberdade é Anticapacitista!

É com esse mote que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria para as atividades do 15 de maio, Dia da e do Assistente Social 2024.

O tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, inclusive assistentes sociais com deficiência.

E são algumas dessas profissionais que protagonizam a peça alusiva ao 15 de maio, que faz referência também ao primeiro princípio do Código de Ética – Liberdade - que só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos.  

Reforçar a luta contra o capacitismo, destacando inclusive esse termo, é uma forma de dar visibilidade a esse preconceito, contribuindo para a categoria e toda sociedade compreendê-lo, entender como ele se reproduz no cotidiano e como enfrentá-lo.

Em breve, outros materiais estarão disponíveis, bem como o tradicional Faça Seu Card, onde cada assistente social poderá colocar sua foto na peça e compartilhar nas redes.

Outra novidade é que os materiais impressos terão versões táteis e em Braille. A distribuição será feita pelos regionais a partir da segunda quinzena de abril!

Descrição da Imagem: no topo, o texto 15 de maio, Dia da e do Assistente Social. Abaixo, as fotos das assistentes sociais: Eliane, mulher de pele negra, cabelo preso, segura um tablet e tem uma bengala; Suzane, mulher negra de cabelos crespos, sentada em uma cadeira, com o Código de Ética nas mãos e muletas apoiadas; e Fernanda, mulher de pele clara e óculos, cabelos ondulados, ergue o punho esquerdo e tem um crachá com o cordão de girassol e é autista. Abaixo, uma ilustração que traz o símbolo universal de acessibilidade, uma pessoa sinalizando em libras, a árvore do Código de Ética da categoria, outra pessoa de muletas e um punho erguido. Abaixo delas, o texto: nossa liberdade é anticapacitista. Nas laterais, textos explicativos e as logos do CFESS com o cordão de girassol.

 

Peças para download

Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!

Cartaz 60 x 40 cm (PDF) - Dia Assistente Social 2024

Adesivo 15 10 cm (PDF) - Dia Assistente Social 2024

Marcador 21 x 6 cm - Dia Assistente Social 2024

 

 

 

Comentários

Registrar um comentário