Organograma
Assembleia Geral
É a instância máxima de deliberação da categoria no âmbito do Cress. Todas as e os assistentes sociais inscritas no Conselho, em pleno gozo de seus direitos e quites com as anuidades até o ano anterior, têm direito à voz e voto nas decisões da assembleia.
Conselho Pleno
Reunião mensal dos membros da diretoria e do conselho fiscal para discussões e tomada de decisões referente ao Conselho.
Diretoria
Composta por 12 assistentes sociais, sendo seis titulares (presidente, vice-presidente, 1º secretária, 2º secretária, 1º tesoureira e 2º tesoureira) e seis suplentes, eleitas e eleitos pela base da categoria a cada três anos, com a função de gestão da autarquia.
Tem como principais competências cumprir as decisões da Assembleia Geral, do Conselho Pleno, das Resoluções e Instruções do CRESS-BA e do CFESS, assim como estabelecer normas quanto à estrutura e funcionamento dos setores administrativo, financeiro, processual e de fiscalização, bem como junto às assessorias.
Conselho Fiscal
Composto por três membros efetivos e três membros suplentes, também assistentes sociais eleitos e eleitas pela base da categoria. Sua competência é fiscalizar e acompanhar a execução orçamentária do CRESSRS.
Comissões Permanentes
As comissões regimentais estão previstas nas normatizações do conjunto CFESS/CRESS, com função de auxiliar a gestão e a realização das funções precípuas, sendo compostas por assistentes sociais da diretoria e da base e, em alguns casos, por funcionários da autarquia.
No CRESS-BA, atualmente, constam as seguintes comissões: Comissão de Inscrição e Registro, Comissão Permanente de Ética, Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), Comissão de Patrimônio, Comissão Administrativo-financeira e Comissão de Trabalho.
Comissões Temáticas
No intuito de fortalecer as dimensões políticas e bandeiras de lutas do conjunto CFESS/CRESS, foram constituídas as Comissões Temáticas, que buscam aprofundar temas relacionados às políticas públicas e ao exercício profissional nos diversos campos sócio-ocupacionais nos quais assistentes sociais se inserem. Essas comissões são espaços de debate e proposições que podem ser ocupados por assistentes sociais da diretoria e da base, estudantes de Serviço Social, trabalhadoras e trabalhadores do Conselho e outras pessoas interessadas a fim de promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.
Núcleos
Os NUCRESS são espaços de articulação e organização dos assistentes sociais de base, considerando a diversidade regional e territorial da dimensão do estado da Bahia, constituído de 417 municípios. Esses Núcleos de Base de Assistentes Sociais desempenham o papel de interiorização, descentralização e democratização da gestão técnico-política do CRESS-BA.
Os NUCRESS têm o papel de colaborar e manter a interlocução com as ações do CRESS-BA, visando defender a qualidade dos serviços profissionais prestados à sociedade e a troca e circulação das informações.

